Pages

terça-feira, 29 de junho de 2010

Ser criança

Maurício de Souza é uma das pessoas que melhor sabe representar o mundo da criança em minha opinião, por isso tomo emprestado sua referência. Hoje me deparei com um turma de quase quarenta crianças em uma sala de aula que deveria comportar bem menos. De repente comecei num paralelo de como era diferente ser criança comparado a hoje. Correr pelo pátio, brincar de mãe de pega, ver as meninas pulando elástico e os meninos no "burico", bolinha de gude, trepando em árvores, subindo e descendo na gangorra, balançando, girando, criando um mundo que na vida real inexiste, curtindo cada momento sem se preocupar com o tempo e com os compromissos. Voltando ao mundo real (risos), vejo que apenas querem saber de celulares de ultimíssima geração, mp3, mp4, mp1000, rostos de meninas que querem ser mulheres logo, extremamente pintados e buscando uma forma de chamar a atenção em meio a meninos que nem sequer importam-se com isso, e esquecendo que a fase em que estão é tão maravilhosa que mal veem isso. No instante que divagava por esse turbilhão de contrastes vi uma coisa que eu fazia quando estava iniciando o ensino fundamental e que não via há tempos: dois alunos brincando de forca. Pode? (risos) Achei um máximo e me aproximei deles observando por um longo tempo. Lembrei da animação Wall E que em meio a toda frieza do mundo, escondido em algum lugar, havia um fiozinho de esperança, uma plantinha delicada e guardada a todo custo por aquele simpático robozinho.
A infância vem e não se dá tanta importância. O melhor é ser adulto logo e pronto e quando chegam a isso pensarão "puxa vida, como era bom ser criança". Pois é, passou e rápido agora é torcer para que as crianças que estão por vir não cometerem o mesmo erro e incentivá-las para que aproveitem o mundo mágico da infância...

1 comentários:

Northon disse...

Sou completamente a favor de criança ser criança, agir como criança, brincar como criança e se vestir como criança. Basta de crianças precocemente sexualizadas e sem cultura infantil!!! Vamos salvar nossos pequenos !!!

Postar um comentário